5 questões a... Dino Marques

1 - Que funções desempenhas no GDG e há quanto tempo?
Desde já queria agradecer a organização do blogue e felicitá-los pelo excelente trabalho que estão a realizar. Comecei como atleta do Guiense aos 15 anos. Tinha chegado da Suíça nesse ano tendo sido neste grande clube que fiz a minha formação. Aos 18 anos integrei como treinador a equipa de Escolas. Claro que na altura ainda não havia as condições de hoje nem nada que se pareça, mas foi aqui que cresci como treinador. Hoje em dia desempenho a função de treinador dos juvenis e treinador adjunto dos seniores há cerca de 2 anos e meio.

2 - É difícil orientar os adolescentes para uma forma correcta de ser e estar no futebol? Que "tácticas" usas?
Essa é sempre uma das grandes questões do futebol porque formar e orientar não são a mesma coisa. É óbvio que são coisas que se complementam mas todos os atletas têm uma forma própria de pensar e agir, conforme o seu meio familiar, escolar, amigos… Tudo isso interfere no seu comportamento e muitas vezes como treinador, tem de se ser sensível e reparar em todos estes aspectos. Daí que lidar com os adolescentes de hoje torna-se deveras interessante. Também fui adolescente há relativamente pouco tempo o que é importante pois, por vezes, é necessário “vestir a pele” deles para os perceber. Hoje em dia os adolescentes estão sujeitos a grandes vícios ligados aos media: programas de TV, PC… vícios que não existiam há 10 anos atrás. O meu método é tentar acompanhá-los, fazê-los ver o lado bom e correcto das coisas, fazê-los acreditar neles mesmos… pois só assim se atingem os objectivos. Todo o resto é o segredo :)

3 - A equipa que treinas (Juvenis) ainda não sofreu qualquer derrota. Faz-nos um pequeno balanço do campeonato até agora.
Não tem sido fácil este ano pois o campeonato tem um formato diferente: menos motivador e com algumas paragens… e os objectivos vêm por fases distintas. O bom empenho dos meus atletas nos treinos vem-se revelando com os resultados. A dedicação deles e a força de vontade têm-se transformado em bons resultados. Ainda não conquistámos nada e penso que estamos ainda muito longe de onde quero chegar, mas vamos no bom caminho. Se os atletas continuarem a trabalhar como têm feito podemos, a longo prazo, fazer um bom trabalho. Desde já agradeço a todos eles pelo empenho e entrega nos treinos e jogos.

4 - Este ano foi uma estreia como treinador adjunto da equipa principal? Como é trabalhar com o Prof. Godinho e o que tens aprendido até agora?
Não. Já tinha sido adjunto do António Sintra e do Rui Gama: dois grandes treinadores que passaram no G.D.G. Desde já agradeço aos mesmos por tudo o que me ensinaram. Aprendi muito com eles e agora continuo a aprender com o mister Godinho. É muito gratificante trabalhar com ele. São estes treinadores (assim como jogadores) que têm passado pelo meu comando, que me têm ensinado o que sei e me tornaram no treinador que sou hoje. Também tenho que agradecer à direcção pelo voto de confiança que me foi dado há 3 anos quando me convidaram para ingressar como treinador adjunto e há 8 anos como treinador dos Escolas. A eles um muito obrigado.

5 - Quais as tuas expectativas para a época de 2009/2010 no que diz respeito aos Seniores e às camadas de formação?
Relativamente às camadas jovens pretendo transmitir os meus conhecimentos, torná-los competitivos e incentivá-los a lutar para ganhar todos os jogos... Mas sempre com pés assentes no chão, respeitando todos os atletas e colaboradores. Sobre os projectos a nível dos seniores acho que já foram apresentados: chegar o mais longe possível na taça (ou pelo menos atingir o resultado da época transacta) e lutar por manter a nossa posição nos lugares cimeiros (entre os 3 primeiros).

6 comentários:

Anónimo disse...

es grande dino

Anónimo disse...

Dino força aí, tudo de bom p ti!

Abraço, joao Roldao

Anónimo disse...

DINO "the special ONE"
Pelo menos pra mim ;)
VICTOR ROLO

Anónimo disse...

Realmente és um grande treinador e fico feliz por ser treinado por ti :)
Brunito (juvenis)

joão pedro disse...

Grande Mister :D

Anónimo disse...

És um dos melhores treinadores que já passou pelo Guiense. Força aí!

João Gonçalo